21 janeiro, 2011

Resenha: 100 Escovadas Antes de ir para a Cama, Melissa Panarello

Sinopse: No inverno europeu de 2002, longe dos olhos da mãe e do pai, a jovem italiana Melissa Panarello começou a escrever um diário em que relatava, sem pudores e meias palavras, as precoces e variadas experiências sexuais vividas por uma colegial entre os 15 e os 16 anos. A história de Melissa começa quando ela perde a virgindade aos 15 anos de idade. A descoberta de um mundo novo e diferente, o desejo de amar e se sentir amada e a ilusão de encontrar este sentimento através do sexo. É esse o ponto de partida para um relato que mistura de forma provocadora ficção e realidade, num vasto e surpreendente rito de iniciação sexual. Durante dois anos a protagonista do livro experimenta as mais diferentes práticas sexuais, como se desejasse, através delas, transcender o corpo. Sexo grupal com desconhecidos, orgias regadas a drogas, sadomasoquismo, homossexualismo: nada detém sua curiosidade, mas seu prazer é tingido de repulsa e insegurança. Em sua busca desenfreada, Melissa acaba caindo em um túnel escuro de humilhação e dor, onde se arrisca a perder para sempre aquilo que tem de mais precioso: ela mesma. Antes de dormir, Melissa escova cem vezes os longos cabelos, num ritual de purificação quase infantil que constitui, para o leitor, o único lembrete de que se trata, afinal, de uma menina. Um dos motivos que transformaram Cem Escovadas Antes de Ir para a Cama em sensação literária foi a tênue fronteira entre autora e personagem. Além de compartilhar com sua protagonista o nome, Melissa, a jovem autora afirma ter vivido todas as experiências narradas, trocando apenas nomes e datas. Características que fazem de seu relato uma visão da adolescência em um país onde o sexo ainda é cercado de tabus, e um retrato revelador da sexualidade neste começo do século 21.

Título: 100 Escovadas Antes de ir para a Cama
Autor: Melissa Panarello
Editora: Objetive
Nº de páginas: 157 páginas

O diário de uma garota siliciana de 15 anos, onde ela retrata todas as experiências e delírios sexuais com homens de diferentes idades.
O livro junta a ficção com a realidade, já que a autora, Melissa Panarello, está dividindo com todos suas próprias aventuras sexuais.
Não vejo o livro como algo apenas erótico e que não tem propósito algum. Ao mesmo tempo que a protagonista participa de orgias, experiências homossexuais, sadomasoquistas, também é possível ver como é bonito o jeito que ela se via, no começo do livro, e passou a sentir culpa e vergonha de si mesma.
Achei o livro um bocado triste, na verdade, ver como uma garota desse idade fazia tudo para agradar homens que ela nem se quer conhecia. Mas também achei a escrita linda e poética, não é apenas erotismo, existe sentimento; e a autora consegue narrar muito bem isso.
Eu gostei bastante do livro, mas sei que ele não agradou muitos. Antes de ler, já tinha visto o filme, que até tinha gostado. Só quando terminei de ler o livro que percebi que o filme não é muito fiel a história e retrata muitas das coisas de um jeito que não deveria ser retratado.

8 comentários:

  1. Li esse livro e achei ela bem assanhadinha não dá para acreditar que uma garota de 15 anos faz o que ela faz ...

    Ei eu fiz uma história no meu blog se pulder pode dar uma passada lá por favor *.*

    Beijos
    http://amandhabella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gente, esse livro está na minha fila faz tempo!!!!!! Não o li ainda, mas não por falta de vontade!
    #faltadetempo

    Adorei a resenha! Me deu mais vontade de ler! *-*

    Bjosss!!
    ;***

    Kerlynha Maciel do Deputamadre
    http://kerlymaciel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já há algum tempo tenho esperado a oportunidade de ler esse livro. Me interessei pela história e quero muito ler. Sua resenha até me ajudou a procurar mais por ele.
    Beijão
    Babi Lorentz

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resnha! Concordo com você, a escrita não é poética, mas não é puramente erotismo. Há muito mais coisa por trás das palavras de Melissa.

    Beijos,
    Fêh - http://portrasdasletras.net/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha e a sinopse, havia visto só a capa e algum blog da vida, vou por na minha lista já!

    http://www.after17.anybear.com.br

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. To lendo esse livro! To na metade ainda, mas MEU DEUS. Fiquei traumatizada, quase chorei por causa da menina. Ela sofria demais. Mas tinha horas que eu tinha vontade de bater nela, pq ela era muito idiota. A escrita da autora era LINDA, muito lindos os trechos. Esse livro me fez ver como eu tenho amor próprio e comecei a me orgulhar por isso.

    Enfim, já estou seguindo o blog! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Achei que esse livro seria um pouco pesado de ler, então nem parei muito pra pensar. Mas gostei da sua resenha, quem sabe eu leio quando tiver um tempo livre :)
    Indiquei um selinho pra ti no meu blog!
    Carine
    @okaycult
    okaycult.blogspot.com

    ResponderExcluir