14 janeiro, 2011

Gus Van Sant

Se eu for falar de todos os meus filmes preferidos e todos os filmes que eu já assisti aqui, ia demorar séculos! Então resolvi fazer um especial para os meus diretores prediletos, e começo com Gus Van Sant.


Gus Van Sant é um cineasta norte-americano que é conhecido por seus trabalhos como "Milk" e "Elephant", dois filmes que já o levaram para indicações do Oscar e prêmios do Palma de Ouro, em Cannes.
Meu filme preferido do Gus é o "Paranoid Park", baseado no livro de Blake Nelson (também já li, depois faço uma resenha aqui no blog).
Para quem não sabe, "Paranoid Park" fala de um garoto skatista que comete um crime e não sabe se conta ou não conta para alguém, e isso o deixa cheio de dúvidas, de não saber o que fazer e ter medo de ser pego pela polícia.
Até que uma amiga fala para ele escrever uma carta, endereçada pra ninguém, só para ele desabafar e contar o que havia acontecido.
Muitos acham os filmes de Gus Van Sant bem parados -como "Last Days", história de Kurt Cobain, que confesso é realmente bem parado. "Paranoid Park" tem cenas longas que também dão essa impressão, mas o filme é maravilhoso, e tem uma das minhas cenas preferidas de todos os filmes, a cena em que Alex (o garoto) está queimando a carta que escreveu com a trilha sonora de Elliott Smith ao fundo! Assistam:



Outro filme, que levou o diretor para o Oscar, foi "Milk". E se você ainda não viu esse filme, corra na locadora mais próxima e veja.
O filme é baseado na vida do político e ativista gay Harvey Milk (interpretado por Sean Penn), Milk foi o primeiro homossexual a ser eleito na Califórnia.
No Oscar de 2009, o filme foi indicado para 8 categorias e venceu como melhor ator e roteiro original.
E ainda, Emile Hirsch e James Franco também fazem parte do elenco! O trailer para quem nunca viu:



E o último filme que vou falar aqui é "Elephant", produzido em 2003, já ganhou o Palma de Ouro em Cannes.
O filme foi inspirado no Massacre de Comlumbine e fala sobre dois garotos que entram em uma escola em Oregon para o começo de uma tragédia.
O filme é ótimo, e não é tão parado como alguns outros filmes do diretor.
O trailer se você tem curiosidade de ver:

Nenhum comentário:

Postar um comentário