13 janeiro, 2011

Resenha: Pornô, Irvine Welsh e um pouco de Trainspotting

Irvine Welsh é um escritor escocês e autor do livro "Trainspotting", escrito em 1993 e transformado em filme três anos depois, pelo diretor Danny Boyle.
Infelizmente, não são muitos que conhecem os romances de Welsh, ainda mais porque no Brasil só existem quatro livros dele traduzidos, o que é uma pena.
Fui para a Inglaterra no começo do ano passado e comprei quase todos os livros dele, só ficou faltando "Filth", "Crime" e "Marabouk Stork Nightmare".
E atualmente, Welsh escreveu um livro chamado "Skagboys", que será uma história que aconteceu antes de "Trainspotting", diferente de "Pornô", que é a continuação do mesmo.



Para quem não conhece, "Trainspotting" é uma mistura de humor negro, drama e muita heroína no sangue. A história de um grupo de amigos viciados em heroína que vivem em Edimburgo. O filme consta com Ewan McGregor como protagonista, Renton, que até tenta fugir dessa realidade das drogas e parece conseguir mais do que isso no final do filme.
Baseado no romance de Irvine Welsh, "Trainspotting" já concorreu ao Oscar de 97 por melhor roteiro adaptado.
Como todos sabem, livros são sempre melhores do que filmes. Li o livro depois de ler o filme, coisa que odeio fazer, mas não me arrependo.
E quando passam 10 anos após toda essa história de "Trainspotting", temos "Pornô":



Sinopse:
Em Pornô, o escritor escocês Irvine Welsh retoma os personagens de Trainspotting, romance que lhe rendeu o status de grande nome da literatura britânica moderna e virou filme de sucesso internacional. A nova trama se passa dez anos após a história original, com sua célebre galeria de desajustados vivendo os suspiros finais da juventude. Drogas, paranóia, violência e traição continuam figurando entre os ingredientes principais, mas a eles somam-se agora doses cavalares de sexo e vingança, sempre com o humor ácido e surpreendente de Welsh. Como Pornô pode ser perfeitamente apreciado sem a leitura prévia de Trainspotting, não cabe aqui relembrar o final do primeiro livro, pois isso poderia frustrar aqueles que porventura ainda não tenham lido aquele que é um dos romances fundamentais dos anos 90.

Título: Porno (UK), Pornô (BR)
Autor: Irvine Welsh
Editora: Rocco
Nº de páginas: 565 páginas

O livro tem os mesmos personagens de "Trainspotting" e alguns personagens de "Glue" (outro romance de Welsh), mas diferente do primeiro livro, este agora é centrado em Sick Boy.
Renton e Sick Boy costumavam ser melhores amigos, mas 10 anos se passaram, e com o final de "Trainspotting" podemos dizer que eles nunca foram amigos mesmo.
Sick decide que quer ganhar dinheiro fazendo filmes pornôs, e depois de muito trabalho, é até convidado para participar de festivais.
Mas nunca se sabe de Mark Renton está disposto a ficar ao lado do amigo ou fugir com seu dinheiro, e dessa vez levar outras coisas também...
"Pornô" nunca causou tanta polêmica quanto o primeiro livro, talvez porque não tenha virado filme (Ewan McGregor se recusou a fazer a continuação). Mas este livro é bem mais picante e explícito que "Trainspotting". E ainda coloca meu personagem predileto como principal, então não tem como não gostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário