13 janeiro, 2011

J'ai Tué ma Mère e Xavier Dolan

Já que já falei do meu livro preferido no post passado, vou falar do meu filme preferido também! "J'ai Tué ma Mère" ou "Eu Matei minha Mãe" é um filme canadense do diretor Xavier Dolan.


Dolan nasceu em Montreal e ficou conhecido por atuar, dirigir e fazer o roteiro do filme "J'ai Tué ma Mère", que recebeu três indicações no festival de Cannes de 2009. Depois de seu sucesso com o primeiro filme, Dolan dirigiu "Les Amours Imaginaires" (com uma pequena participação de Louis Garrel) que teve sua estréia em Cannes ano passado.
O mais curioso e especial sobre Dolan, é que ele tem apenas 21 anos (e é gay <3)!


Sinopse: Hubert (Xavier Dolan) tem 17 anos e não ama sua mãe. Além de só ter olhos para o gosto kitsch, as roupas bregas e pequenos detalhes como a forma que ela come, ele a vê com desprezo. Os mecanismos de manipulação e a culpabilização empregados por ela também não lhe passam desapercebidos e Hubert se vê progressivamente tomado por uma relação de amor e ódio fora do seu controle. Confuso, ele vaga pela adolescência ao mesmo tempo marginal e típica, repleta de descobertas artísticas, experiências ilícitas, amizades e sexo.

Título original: J’ai Tué ma Mère
Lançamento:
2009 (Canadá)
Direção:
Xavier Dolan
Atores:
Anne Dorval, Xavier Dolan, François Arnaud, Suzanne Clément.
Duração:
96 min
Gênero:
Drama

A primeira vez que vi o filme foi na Mostra de Cinema Internacional aqui em São Paulo em 2009, de primeira, não achei tão fantástico como fui achar quando cheguei em casa e pensei sobre o filme. Confesso que minha opinião também foi influenciada pelo fato de Dolan ser só alguns anos mais velho que eu e ter seu filme em Cannes. E ainda mais, ele escreveu a história quando tinha apenas 16 anos.
O filme explora a relação problemática de Hubert com a sua mãe, e é visto como uma obra autobriográfica de Dolan e sua adolescência. Teve várias situações do filme que me identifiquei com essa relação "mãe vs. filho", mesmo não tão forte como é no filme.
O filme ficou por pouco tempo nos cinemas aqui de São Paulo e não sei se virou DVD, mas já tem para baixar na internet!
O trailer, para vocês ficaram com vontade de ver:

Nenhum comentário:

Postar um comentário